Especial Fábrica de Natal
Especial Fábrica de Natal

sábado, 31 de julho de 2010

A cárie pode ser evitada com uma boa escovação

A cárie dental é uma doença com diversas causas a serem tratadas por ser multifatorial. Na boca existem os microorganismos, a chamada flora, causadores da cárie que formam colônias que grudam na superfície dos dentes formando a placa bacteriana dental.

Os microorganismos que provocam a cárie também são responsáveis pelos mecanismos que resultam no metabolismo dos açúcares, produzindo ácido, o qual por sua vez atinge os tecidos dentais duros. Portanto, a cárie da coroa dental começa com a “retirada” da camada mais externa do esmalte do dente e, se não for tratada imediatamente, pode ocorrer a dissolução do esmalte até atingir a dentina e a polpa. Em casos muito graves ou que não procuram tratamento dentário terão como resultado final a perda do dente.

Os adolescentes são uma das principais vítimas de dores de dentes, porque nesta fase, as cáries do tipo cáries de coroas são as mais freqüentes e incomodam bastante. Os dentistas dizem que durante a adolescência , aos primeiros sintomas de dor de dente, o melhor é correr para o consultório e verificar o problema, porque a cárie pode ter evolução rápida. E mais, uma simples dor de dente pode contribuir para um comprometimento físico, mental e social, como o afastamento das aulas e do convívio com os amigos.

Há algumas faixas etárias específicas que, segundo os especialistas, a cárie aparece com alta incidência. Em três períodos distintos de idade: na infância de 4 a 8 anos, quando a doença destrói os dentes temporários e os primeiros molares permanentes; na adolescência e puberdade, de 11 a 18 anos, época em que a cárie ataca a dentição permanente recém-erupcionada e na “melhor idade”, de 55 a 65 anos, caracterizada pelo aparecimento das cáries de cemento ou radiculares, com bolsas gengivais profundas.

O melhor método para evitar a cárie, além de uma boa alimentação é a qualidade da higienização. Por isso, os dentistas sugerem que se realize, em média, três vezes ao dia, uma boa escovação, logo após as refeições e à noite, antes de dormir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário