Especial Fábrica de Natal
Especial Fábrica de Natal

sábado, 17 de outubro de 2009

Pesquisadores descobrem novas espécies de cogumelos fosforescentes


Biólogos norte-americanos divulgaram a descoberta de sete novas espécies de cogumelos que brilham no escuro. As descobertas foram realizadas em vários países inclusive o Brasil, os outros locais foram: Belize, Malásia, República Dominicana, Jamaica, Japão e Porto Rico.

Os cogumelos são estruturas visíveis a olho nu, que são produzidas por algumas espécies de fungos durante a reprodução sexuada. Sua função é similar a dos frutos que produzem, protegem e dispersam os esporos reprodutivos.

Segundo Carlos Lehn, tutor do Portal Educação, já foram descritas mais de 70.000 espécies de fungos pela ciência, sendo que as estimativas apontam para uma diversidade maior ainda. “Diversos aspectos deste importante e interessante grupo de organismos permanecem desconhecidos, sendo que conhecer melhor estes aspectos é imprescindível para a implantação de políticas de preservação” diz Carlos.

Segundo o site da revista Wired, quatro das espécies são completamente novas para os cientistas, e três espécies previamente descobertas foram identificadas como fosforescentes.

As novas descobertas devem ajudar os cientistas a entender quando, como e por que cogumelos tinham a capacidade de brilhar. De acordo com informações do biólogo e coordenador das pesquisas, Dennis Desjardin, há uma suspeita de que a fosforescência pode atrair animais noturnos, que ajudam os cogumelos a espalhar esporas reprodutivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário