Especial Fábrica de Natal
Especial Fábrica de Natal

segunda-feira, 13 de julho de 2009

*Albert Sabin*


Albert Bruce Sabin nasceu em 26 de agosto de 1906, na cidade polonesa de Bialystok. No começo da década de 1920, imigrou com sua família, em busca de melhores condições de vida, para os Estados Unidos.

Vida e realizações

Foi estudar medicina na Universidade de Nova Iorque e, nesta instituição, começou a desenvolver pesquisas relacionadas às doenças infecciosas. No ano de 1946, tornou-se chefe da área de pesquisas pediátricas da Universidade de Cincinnati (Ohio).

Na década de 1950 a poliomielite (doença causada pelo vírus Enterovirus poliovirus, que provoca paralisia, muitas vezes mortal) estava fazendo muitas vítimas, principalmente nos grandes centros urbanos. Sabin e outros pesquisadores começaram a buscar uma cura para a doença, através do desenvolvimento de uma vacina.

Entre estes pesquisadores, estava o norte-americano Jonas Salk, que teve sua vacina liberada no ano de 1955. Porém, a vacina de Salk não era capaz de evitar a infecção inicial da doença, mas somente de prevenir a maioria das complicações causadas pela pólio.

Em 1961, Sabin, apoiado pelo Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos, desenvolveu uma vacina oral com vírus vivo para combater a pólio. A vacina, um dos grandes avanços da medicina do século XX, prevenia a aquisição da poliomielite.

Após várias campanhas de vacinação, a doença foi diminuindo nas regiões onde era aplicada. Hoje, a pólio é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como sendo uma doença em erradicação. Nas regiões mais desenvolvidas, e que contam com uma atenção maior para as questões da saúde (América, Europa, Oceania, Japão), a doença está praticamente erradicada. Porém, nas regiões mais pobres, como em alguns países da África e na Índia, ela ainda faz vítimas.

Este importante pesquisador medicinal morreu no dia 3 de março de 1993. Até hoje é muito homenageado nos quatro cantos do mundo em função de sua importante criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário