Especial Fábrica de Natal
Especial Fábrica de Natal

sexta-feira, 13 de março de 2009

Biologia Celular

Mitocôndria observada ao microscópio eletrônico

A Biologia Celular, antiga citologia, aborda temáticas relacionadas às células: - a evolução, organização e método de estudo das células de procariontes e eucariontes; - citoesqueleto e citossol; - vacúolos e inclusões; - cílios e flagelos; - membranas, suas especializações; - permeabilidade celular; - organelas – ribossomos, retículo endoplasmático granuloso e não-granuloso, complexo golgiense, centríolos, lisossomos, mitocôndria, cloroplastos (nas células vegetais); - núcleo, nucléolo e envoltório nuclear; - ácidos nucléicos; - moléculas de adesão; - diferenciação e interação celular; - divisão (mitose e meiose); - microscopia, envolvendo técnicas de preparação e estudo deste material biológico e uso de microscópios ópticos e eletrônicos. Estas temáticas, dentre outras, permitem o estudo destas unidades estruturais, presentes em todas as formas de vida existentes, tanto uni quanto pluricelulares.

Vida ou Não Vida?

A princípio falar ou mesmo definir critérios sobre a vida ou não vida é muito difícil, por se tratar da subjetividade entre as pessoas. Isso devido às distintas opiniões existentes em uma população com hábitos, costumes e experiências que vão desde a criatividade infantil, descobertas juvenis, maturidade e responsabilidades de um adulto. Assim, o ato de degustar e apreciar uma refeição, poderia configurar algum valor conceitual para distinção entre Vida e Não Vida, utilizando, por exemplo, um silogismo temos: Se viver é degustar guloseimas; vivo porque amo chocolate.

Assim, é impossível definil Vida e estabelecer o oposto para a Não Vida.

Porém, para critérios científicos e didáticos, entendemos a vida como um bem organizado complexo químico, tendo a célula como unidade básica e fundamental que caracteriza um ser vivo, sendo capaz de expresar reações próprias ou estímulos do meio. Se analizarmos a composição química de uma pedra comparada a de uma borboleta, perceberemos a existência de elementos similares ou não (carbono, oxigênio, ferro...) no aranjo estrutural de ambos. Portanto, a composição, a proporção e o grau organizacional dos elementos químicos estabelecem diferenciação entre os seres animados e inanimados, inseridos cada um no tempo e no espaço. Ações nutricionais, locomotoras, respiratórias e reprodutivas, dos organismos mais simples (Unicelulares: bactérias, fungos e protozoários), e os mais grandiosos (Pluricelulares: gimnospermas, angiospermas, aves, mamíferos), são também critérios determinantes do grande abismo entre Vida e Não Vida.





A Vida manifesta essas ações, coordenadas direta ou indiretamente pela expressão da molécula de DNA – Ácido desoxiribonucleico. A emissão de pseudópodes, o funcionamento das organelas, a respiração celular, a sensibilidade do predador, transporte de seiva e demais atividades metabólicas, são regidas pela síntese de compostos a partir da molécula de DNA subsidiando a Vida.

Vacina contra a gripe

A gripe é responsável pela morte de inúmeras pessoas todo ano, principalmente de indivíduos idosos - e por tal motivo vemos, anualmente, campanhas de vacinação contra esta doença, destinadas aos maiores de 60 anos.O vírus da gripe é um tanto quanto mutante e faz com que estas vacinas não previnam, necessariamente, a gripe em si, mas determinados tipos causadores da gripe. Assim, antígenos das principais cepas e de algumas destas que surgiram mais recentemente são introduzidos nas vacinas, o que não significa necessariamente que todos os antígenos de vírus causadores da gripe estão ali. A eficiência da vacina varia entre 70% e 90% e imuniza as pessoas por um ano (tempo pequeno, se comparado à maioria das outras vacinas).Assim, os idosos são o foco destas campanhas porque estão mais vulneráveis à doença, uma vez que seus sistemas imunológicos, geralmente, não combatem esses vírus de forma tão eficaz e, conseqüentemente, estão mais suscetíveis a doenças mais graves decorrentes da gripe, como pneumonia e doenças cardiovasculares (vale lembrar que a gripe é a maior causa de doenças e mortes entre os idosos).Pensando de forma mais clara, inclusive a respeito do custo desta vacina, não é tão viável um indivíduo jovem e saudável tomá-la, uma vez que não estará, necessariamente, isento da gripe e, embora seja em um intervalo de tempo de aproximadamente uma semana, seu próprio sistema imunológico é capaz de combater o vírus. No Brasil, segundo Ministério da Saúde, é considerado como grupo de alto risco: idosos, povos indígenas (a partir dos 6 meses de idade), trabalhadores em saúde e população carcerária, os quais recebem a vacina anualmente e sem ônus. Há ainda, no país, 38 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que destinam a vacina de forma gratuita e anual aos portadores de cardiopatias, nefropatias, diabetes mellitus, cirrose hepática, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), hemoglobulinopatias e insulinodependentes, transplantados, pacientes em tratamento de câncer, asmáticos, portadores de HIV e miopatias, além dos parentes destas pessoas, em caso de indicação médica.

História da Biologia

O início do estudo da biologia se deu a partir da primeira classificação dos animais, feito pelo grego Aristótels, que conseguiu catalogar cerca de 500 espécies em estilo moderno. No século XIV, em 1316, o professor da escola de medicina de Bolonha, o italiano Mondino de Luzzi, publicou o primeiro livro conhecido como a anatomia humana. Cerca de três séculos após a publicação, surgiu à teoria da Evolução, elaborada pelos biólogos ingleses: Charles Robert Darwin e Alfred Russel Wallace. Segundo eles, os organismos das plantas e dos animais estão sempre em processo de mudança. Mas, uma das maiores descobertas foi feita somente no século XX, em 1944, quando o bacteriologista norte-americano Oswald Theodore Avery, descobriu que o DNA (ácido desoxirribonucléico) era a matéria-prima da qual são feitos os genes, ou seja, é a partir desta molécula que fica escrito o código genético. A partir de então, os cientistas (biólogos) conseguiram desvendar alguns enigmas a respeito