Especial Fábrica de Natal
Especial Fábrica de Natal

sábado, 31 de julho de 2010

Planta brasileira poderosa contra cárie

O nome é difícil, considerado feio por algumas pessoas e ainda não é muito conhecida pelos brasileiros. A fruta tem o nome científico de Garcinia gardneriana, mas é popularmente chamada de bacupari. É de origem amazônica e a substância extraída da sua casca e da semente pode ser poderosa no combate a micro-organismos causadores das cáries dentais. Da polpa da fruta também é possível extrair uma quantidade mínima do composto.

A fruta amazônica contém, em abundância, substâncias químicas, como a 7-epiclusianona, considerada tão eficaz e potente quanto à popular clorexidina, o antibiótico mais receitado pelos dentistas para eliminar as bactérias bucais.

A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores brasileiros da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Odontologia da Universidade de Campinas (Unicamp), ambas localizadas no estado de São Paulo.

O trabalho dos cientistas não é o primeiro a apresentar bons resultados sobre as qualidades da fruta para a medicina, outros estudos já haviam demonstrado a capacidade do bacupari em eliminar bactérias que provocam doenças no intestino. Também há comprovação do seu potencial anticancerígeno, de suas atividades antimicrobiana, antiinflamatória e antitumoral. Entretanto, no que se refere às bactérias específicas prejudiciais à dentição, o estudo é considerado pioneiro.

Nos testes feitos somente com ratos, a substância não provocou alterações de comportamento, como também não promoveu nenhuma mudança na saúde das cobaias. A molécula retirada da planta é fácil de ser manipulada, segundo os pesquisadores, é solúvel e incolor, o que traz a possibilidade de ser utilizada facilmente em enxagues bucais.

O grupo seguirá os estudos e o próximo passo será testar sua aplicação e reação em seres humanos, para que no futuro possa ser comercializada e a substância 7-epiclusianona, só então seja licenciada.



EUA autorizam teste com células-tronco embrionárias em pacientes


A Agência de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (30) que irá liberar o uso de células-tronco embrionárias para uma primeira aplicação em humanos.

É a primeira vez que um órgão oficial libera o emprego de células-tronco em humanos. O método, conhecido como GRNOPC1 e desenvolvido pelo grupo Geron Corporation, será voltado para o tratamento de pacientes com lesões na medula espinhal.

A FDA havia concedido a autorização para a mesma pesquisa em janeiro de 2009, mas colocou a decisão em suspensão no mês de agosto do ano passado após a descoberta de cistos em ratos de laboratório que haviam recebido células-tronco pelo método GRNOPC1.

O grupo Geron precisou desenvolver outro estudo com ratos para apresentar uma nova forma de identificar a "pureza" das células. A companhia planeja monitorar os pacientes durante 15 anos e argumenta que cistos na medula espinhal podem aparecer mesmo sem a administração de células-tronco.

Células-tronco embrionárias são conhecidas como pluripotentes por poderem gerar qualquer tipo de célula no corpo. Os cientistas têm como objetivo desenvolvê-las e aplicá-las na restauração de tecidos e órgãos em medicina.

Outro grupo de pesquisas com células-tronco, o Advanced Cell Technology, também busca autorização da FDA para realizar testes em humanos desde novembro de 2009. A empresa espera uma resposta da agência federal norte-americana dentro dos próximos 30 dias.


Amazônia pode ficar '10ºC mais quente em 2070'

A Amazônia pode chegar a 2070 registrando temperaturas 10ºC acima do que registrava um século antes, sugerem os indicadores de um projeto de projeção climática para o planeta nos próximos anos.


O projeto, envolvendo a BBC, a Universidade de Oxford e o Conselho de Pesquisas de Meio-Ambiente britânico, indica que a área deve ser uma das mais afetadas pela mudança climática no futuro, junto com os desertos centrais da China e da África e as regiões gélidas do Pólo Norte.

Em relação aos anos 1970, o aumento de temperatura na porção norte e nordeste do Brasil pode superar os 2ºC em 2020, apontam os indicadores.

Detalhes da iniciativa, que utilizou computadores pessoais de 250 mil voluntários para processar seus dados, foram revelados em um programa exibido pela BBC nesta sexta-feira à noite.

Supercomputador

Para processar as informações do projeto, os organizadores contaram com o voluntarismo de 250 mil pessoas em 171 países, incluindo Suriname, Suazilândia e Togo.

Cada um obteve um pacote de softwares que operou automaticamente por três meses em seus computadores quando eles não estivessem sendo usados.

Os dados eram enviados para um servidor central, e inseridos em modelos desenvolvidos pelo Escritório Meteorológico da Grã-Bretanha.

"Quando começamos, achávamos que estaríamos satisfeitos com 10 mil pessoas fazendo parte", disse o coordenador do projeto, Nick Faull, da Universidade de Oxford.

Ele explicou que, juntos, os computadores têm mais capacidade de processamento que apenas um supercomputador.

"A capacidade de processamento de cada computador pessoal processando um prognóstico específico é maior do que os supercomputadores disponíveis para as pesquisas climáticas", ele disse.

"Também é fantástico envolver o público nas pesquisas sobre o clima."


A cárie pode ser evitada com uma boa escovação

A cárie dental é uma doença com diversas causas a serem tratadas por ser multifatorial. Na boca existem os microorganismos, a chamada flora, causadores da cárie que formam colônias que grudam na superfície dos dentes formando a placa bacteriana dental.

Os microorganismos que provocam a cárie também são responsáveis pelos mecanismos que resultam no metabolismo dos açúcares, produzindo ácido, o qual por sua vez atinge os tecidos dentais duros. Portanto, a cárie da coroa dental começa com a “retirada” da camada mais externa do esmalte do dente e, se não for tratada imediatamente, pode ocorrer a dissolução do esmalte até atingir a dentina e a polpa. Em casos muito graves ou que não procuram tratamento dentário terão como resultado final a perda do dente.

Os adolescentes são uma das principais vítimas de dores de dentes, porque nesta fase, as cáries do tipo cáries de coroas são as mais freqüentes e incomodam bastante. Os dentistas dizem que durante a adolescência , aos primeiros sintomas de dor de dente, o melhor é correr para o consultório e verificar o problema, porque a cárie pode ter evolução rápida. E mais, uma simples dor de dente pode contribuir para um comprometimento físico, mental e social, como o afastamento das aulas e do convívio com os amigos.

Há algumas faixas etárias específicas que, segundo os especialistas, a cárie aparece com alta incidência. Em três períodos distintos de idade: na infância de 4 a 8 anos, quando a doença destrói os dentes temporários e os primeiros molares permanentes; na adolescência e puberdade, de 11 a 18 anos, época em que a cárie ataca a dentição permanente recém-erupcionada e na “melhor idade”, de 55 a 65 anos, caracterizada pelo aparecimento das cáries de cemento ou radiculares, com bolsas gengivais profundas.

O melhor método para evitar a cárie, além de uma boa alimentação é a qualidade da higienização. Por isso, os dentistas sugerem que se realize, em média, três vezes ao dia, uma boa escovação, logo após as refeições e à noite, antes de dormir.